O Corpo Espontâneo, Introdução a Dynamic Theatre

Com Mariana Ferreira e Per Henriksson
Casa com Vida, Penafiel, 6 e 7 de Dezembro das 9:30 às 19:00

Dynamic Theatre é uma técnica da Psicologia Transpessoal que tem como base a expressão dramática. Através de teatro aplicado descobrimos a verdadeira importância do ambiente que nos rodeia e os reflexos deste no nosso potencial interno e relacional.

Não é necessário ter experiência em teatro, basta participar, quer seja como actor, ou espectador. Um dos participantes propõe uma história ou um momento da sua vida, e escolhe pessoas para representarem os vários papéis. Espontaneamente a sua história será recriada e ganhará coerência e forma artística, revelando, assim, a sua verdadeira natureza.

Através de um indivíduo, o grupo reaprende pela força conjunta, a confiar na sua intuição e espontaneidade e a permitir-se experimentar emoções fortes e, acima de tudo, a alcançar a essência, o coração da história.

A diferença entre Dynamic Theatre e outras técnicas expressivas, seja Psicodrama, Constelações Familiares ou outras formas de psicoterapia está no facto dos actores não terem conhecimento de quem ou o quê estão a representar. É a energia pura e espontaneidade da história que os guia a expressarem sensações corporais, emoções e imagens mentais dramatizadas sob profunda confiança na sua intuição. A beleza e poder desta experiência de grupo reside na premissa de que uma personagem não consegue agir de uma certa forma sem que essa capacidade exista na sua experiência consciente ou inconsciente, assim, a história de uma pessoa permite o enriquecer de um grupo.

O Corpo Espontâneo, 6 e 7 de Dezembro, 135€ com almoço e tea-breaks
Neste workshop introdutório a Dynamic Theatre vamos descobrir o potencial espontâneo do nosso corpo. Vamos, através de técnicas de arteterapia, sentir e perceber como está o nosso corpo nesta fase da nossa vida. Vamos sentir, com Dynamic Theatre, como as várias partes do nosso corpo se relacionam entre si e como se interrelacionam com os corpos dos outros. No fundo, vamos resgatar o caminho para a integridade do nosso ser. Contactar Rita Alves 919872983

Espontâneo
adj. 1 diz-se do que se realiza independentemente de uma causa externa, aparente; 2 que se faz voluntariamente, de moto-próprio; que não é forçado nem aconselhado; 3 BOTÂNICA designativo do vegetal que nasce e se desenvolve normalmente em determinado sítio, sem que o homem o tenha trazido para aí e lhe tenha dispensado cuidados. (in Dicionário da Língua Portuguesa 2006)



Sem comentários: