Devolver o Corpo ao Corpo


Apresentado por Mariana Ferreira e Rita Alves
23 e 24 de Maio em Penafiel

“Mergulha dentro de ti próprio e transforma-te no teu próprio curandeiro” Sabedoria Ameríndia


O que é o Teatro Dinâmico?

O Teatro Dinâmico foi criado por Mark Wentworth em 2003 e é uma síntese única de Psicodrama, Constelações Sistémicas e Xamanismo. Através desta técnica temos oportunidade de explorar, pela representação, as várias histórias que se desenrolam na nossa vida pessoal e nas comunidades em que trabalhamos e habitamos. Temos relacionamentos com tudo ao nosso redor, estes relacionamentos podem ser felizes e saudáveis ou causar-nos problemas contínuos e incapacitantes. Através da representação destas histórias, inconscientes, é-nos permitido compreender as dinâmicas que temos com determinada situação ou pessoa.

Wilhelm Reich dizia que o corpo é o inconsciente visível. Vamos explorar o corpo, o material emocional que o corpo contém, as vozes das várias partes do corpo, o que ele nos quer contar, gritar, sussurar. Vamos sentir as histórias que temos guardadas em nós, dentro da pele e da carne, e permitir que aquelas que regem a nossa vida de hoje se manifestem, clarifiquem, descodifiquem.

Neste workshop de introdução ao Teatro Dinâmico vamos sentir como podemos ser personagens nas histórias dos outros e a força das palavras não expressas, das palavras e emoções que o corpo segura. Através de técnicas de Expressão Corporal e Expressão Dramática vamos permitir que, como um contador de histórias, o corpo flua livremente pelos dramas da nossa vida, dos nossos ancestrais, dos nossos relacionamentos. O corpo vai onde tem que ir, até onde quer ir, até onde pode ir. Cada corpo é como um rio, com a sua própria corrente, com o seu próprio tamanho, ritmo e percurso.

“Alguns já disseram que o corpo não mente, Mais que isso, ele conta histórias e em cada uma delas há um sentido a descobrir. Como o significado dos acontecimentos, das doenças ou do prazer que anima algumas de suas partes. O corpo é a nossa memória mais arcaica. Nele, nada é esquecido. Cada acontecimento vivido (…) deixa no corpo a sua marca profunda. Trata-se então de sabermos escutar cada uma das partes do nosso corpo, do ponto de vista físico, psicológico e espiritual” Jean-Yves Leloup

Sábado e Domingo, dias 23 e 24 de Maio das 10h às 18h
Local: Quinta do Outeiro, Penafiel (Porto)
Preço: 120€ (curso + coffee breaks)
Contacto para inscrições: Rita Alves
Almoço vegetariano: 10€ por dia
Nib: 0010 0000 39143610001 64
Tlms para informações: 966758769 / 919872983
marianavferreira@gmail.com / ritajsalves@gmail.com


As inscrições são limitadas a um número máximo de 12 participantes e deverão ser feitas mediante um depósito de 50% do valor total até ao dia 20 de Maio.

Para além deste workshop de carácter introdutório estão a decorrer outras formações para que se possa compreender e experimentar a profundidade e o poder desta técnica. A sua simplicidade torna-se na sua complexidade. Este workshop introdutório conta como módulo de dois dias para a formação completa em Teatro Dinâmico.

“Não existe senão um só templo no universo, e é o Corpo do Homem. (…) Curvar-se diante do homem é um ato de reverência diante desta revelação da Carne. Tocamos o céu quando colocamos nossas mãos num corpo humano” Novalis